sábado, 31 de agosto de 2013

DOSSIÊ ÂNGELO LIMA (PRIMEIRAS IMPRESSÕES):

Ainda conheço muito pouco sobre a trajetória do realizador Ângelo Lima, exceto que ele é pernambucano de nascença mas radicado em Goiás, que ele realiza cerca de três curtas-metragens por ano, e que ele é pai de um dos amigos mais inteligentes que tive o orgulho de conhecer, num patamar inicialmente virtual mas logo trazido para o âmbito cotidiano: não há um dia em que eu não lhe envie pelo menos um SMS!

Graças ao diálogo ativo que eu mantenho com o filho do realizador (que, na foto, é o que está à direita da placa proibitiva), tive acesso a cinco de seus filmes: “Um Vídeo Chamado Brasil” (2000); “Cristo! Corra” (2005); “Bicho Preto Nasce Branco” (2007); “A Próxima Mordida” (2009); e “Diga 33” (2010). Achei-os diametralmente opostos, em termos de qualidade estética, aos seus anos de realização: o primeiro dos filmes vistos, realizado em conjunção com o artista plástico Siron Franco, é mais que efetivo em sua transmissão do lamento crescente de um patrimônio indígena cada vez mais dizimado, o que, no filme, é metonimizado pela destruição do monumento construído pelo artista parceiro do diretor, que é perscrutado pela câmera durante os oitos minutos de duração; o mais recente versa sobre a disseminação de uma doença chamada silicose entre os serradores de pedra da cidade goiana de Pirenópolis e tem como principal problema o fato de ser excessivamente artificioso e subsumido aos depoimentos proletários, o que torna a condução discursiva do documentário negativamente unidimensional, didaticamente pusilânime. Mas o diretor é bom!

A audácia de realizar um curta-metragem sobre uma tradição religiosa com montagem quase eisensteiniana e pró-cristã (no sentido legítimo do termo), outro sobre as condições existenciais dos urubus e um terceiro sobre os motivos socioeconômicos que estariam por trás dos ataques de tubarão nas praias recifenses demonstra o quanto os filmes de Ângelo Lima merecem ser vistos e debatidos com maior cuidado, para além do deslumbramento em saber que ele é o progenitor de um dos rapazes mais encantatórios que já conhecia na vida. Anseio por ter acesso a mais de seus curtas-metragens!


Wesley PC> 

Nenhum comentário: