domingo, 1 de dezembro de 2013

“QUEM QUER SE MASTURBAR NÃO GASTA DINHEIRO COM MOTEL!”

(risos)

Assim reclama a protagonista Eva (Cláudia Alencar), do filme “Doce Delírio” (1982, de Manoel Paiva), a que tive acesso nesta noite de domingo. Nunca ouvira sequer falar neste filme, mas recebi uma cópia do mesmo de um rapaz em relação ao qual jamais me desapaixonarei. Ele também desconhecia o filme, púnico longa-metragem de seu diretor, precocemente falecido, mas intuo que, tal qual aconteceu comigo, ele também vá desgostar do ritmo langoroso e equivocado da produção: em seu afã por ser feminista – ou algo parecido – ele entedia, enfada, além de mostrar mulheres nuas e/ou situações sexuais da forma mais oportunista possível!

Oficialmente, o filme se inicia com uma cena de pretenso impacto dramático: a mãe da protagonista (Bárbara Fazio) escuta de seu marido (Mauro Mendonça), no 27º aniversário de casamento, que ele não quer mais viver com ela. Impactada, a mulher se envolve com um desconhecido num bar, mas o fere com um objeto qualquer. Ela é internada numa casa de repouso psicológico, o marido age como se não tivesse nenhuma responsabilidade pelo ocorrido e Eva, que é modelo, faz um aborto quando engravida de seu namorado fotógrafo (Eduardo Tornaghi, a melhor razão para suportar este filme chato até o final). Eva, porém, mergulha numa depressão prolongada, se separa do namorado, perde o emprego fixo, e se entrega a diversos homens, quase todos mais interessados no próprio gozo que numa relação. Um deles, o professor universitário vivido por Jonas Bloch, quer imitar uma relação conjugal, mas ela se sente tolhida. Ao final, ela se masturba. E o título do filme faz sentido: diversos indícios de finais felizes, com todos os problemas se resolvendo: a mãe sai do manicômio e faz as pazes com o marido; Eva consegue emprego num espetáculo de dança; e ela e o namorado tesudo fodem de maneira sensual, num palco. Fim.

O filme não me convenceu, mas, por dentro, eu estava feliz: agora, ouço um disco antigo (e muito bom!) da Shakira, enquanto espero que um vizinho que se acidentou ao cair da motocicleta acorde de bom humor: planejamos assistir a um episódio do ótimo seriado “The Walking Dead” quando ele voltar do trabalho...


Wesley PC> 

Nenhum comentário: