sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SINTO-ME COMO UM LEGÍTIMO DELEUZEANO!

Conforme expliquei aqui, assisti a "O Perigoso Adeus" (1973, de Robert Altman) quase por acaso, mas, apesar de estar um tanto sonolento, não consegui dormir após a sessão, de tão impressionado que fiquei com o filme, com o modo genial como o diretor deixa de se preocupar com os percursos da imagem-movimento e fixa-se a um modelo de enquadramento múltiplo (tanto em nível imagético quanto sonoro) que antecipa o conceito de imagem-tempo, segundo diagnosticado pelo filósofo Gilles Deleuze. O fotograma anexado a esta publicação não deixa dúvidas acerca desta perspectiva diferenciada: tudo o que vejo agora é cotejado ao esquema teórico que relaciona o quadro cinematográfico (ou instante) ao "corte imóvel do movimento" e o plano a um "corte móvel na duração". É o caso, do mesmo modo que diversos casos subjacentes podem ser elencados nesta obra-prima. Pois eu precisarei pedir desculpas caso me ausente por alguns dias: estarei estudando, estarei amando, estarei em êxtase!

Wesley PC>

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