segunda-feira, 17 de março de 2014

QUANDO AS DIFICULDADES PARA DORMIR SÃO OCASIONADAS PELA BELEZA DO MUNDO AO REDOR, PELA CHUVA QUE CAÍA NO TELHADO, PELA LEMBRANÇA DOS SERES QUE AMEI E AMO...

Cria que desgostaria sobremaneira de “Um Alguém Apaixonado” (2012), incursão diaspórica do cineasta iraniano Abbas Kiarostami pelo Japão. Dito e feito: durante a sessão, incomodei-me bastante com um roteiro sobre relações aldeãs em plena metrópole de Tóquio. Ao término da mesma, os virtuosismos da direção e da fotografia ficaram repercutindo enquanto eu tentava dormir. E, nossa, meu Deus, quanta percepção de beleza se instalou sobre mim!

Enviei SMS a alguns amigos (diversos!) e, vendo que não conseguiria adormecer, levantei-me e fui ler algo. No caso, um artigo do comunicólogo Denílson Lopes sobre os pontos em comum entre os cineastas Abderrahmane Sissako e Claire Denis. No texto, fui apresentado ao conceito de “cinema com sotaque”, conforme deslindado por Hamid Naficy. Interessei-me deveras por este conceito. Irei em busca de mais informações sobre ele, ao passo em que o artigo tinha muitíssimo a ver com o que eu sentia naquele instante da madrugada!

 Às 5h15’, levantei-me para ver “Liliam, a Suja” (1981, de Antonio Meliande), que estava sendo exibido no Canal Brasil. Gostei muito desta trama sobre uma assassina serial espontânea, uma vingadora das mulheres exploradas por seus patrões desalmados. O desfecho é inusitado ao extremo! Ao final da sessão, adormeci...

Sonhei que um rapaz interiorano que muito me atrai viera morar com seu irmão mais velho (e católico) na mesma rua que eu. Seu pai era o ator sueco Max Von Sydow, o que me entusiasmou deveras: conversamos tanto! Por mais velho que estivesse o ator, ele ouvia com atenção às minhas perguntas e às minhas declarações de que era seu fã! Tive até coragem de confessar que o achei lindo quando o vi fisicamente despido em “A Fonte da Donzela” (1959, de Ingmar Bergman) – risos. Por falar nisso, em dado momento do sonho, observava o meu objeto juvenil de adolescente ao banho. Como ele havia engordado, a pele de sua barriga cobria a sua genitália. Eu o amava, entretanto. Acordei com torcicolo!

 Wesley PC>

Nenhum comentário: