quarta-feira, 7 de maio de 2014

HOJE EU SONHEI QUE ERA UM MÉDICO FERTILIZADOR!

Nos últimos cinco dias, sonhei com pessoas falecidas há muito tempo: uma vizinha diabética que morreu há mais de uma década; uma velhinha que minha mãe cuidava há alguns anos, e que certa vez me confundiu com uma menina; um cabeleireiro homossexual assassinado por um amante pago, etc.... Não sei o que isso quer dizer!

No sonho de hoje, eu era um recém-formado em Medicina que estagiava num enorme hospital urbano em Belo Horizonte. De volta para o município em que vivo, lutava para ser contratado no mesmo pronto-socorro onde meu irmão mais novo trabalhava como anestesista. Era difícil. Num intervalo para refeição, encontro alguns pretensos companheiros de trabalho, amigos do homossexual assassinado, almoçando numa sorveteria. Conversamos. Acordei depois de aconselhar um amigo que masturbava-se em excesso (e em segredo) na adolescência a fecundar a sua esposa. Na vida real, eles transam muito pouco, sempre com camisinha. Reticências.

Ao despertar, sentia urgência para ver um filme do diretor filipino Lino Brocka cujo título me fascinava: "Ora Pro Nobis" (1989), sobre militância armada e religião que luta ao lado do povo oprimido. Numa cena-chave do filme, há uma procissão em que os habitantes de um vilarejo equiparam o comunismo ao satanismo. Uma milícia armada extremamente violenta - batizada de Vigilantes - era a responsável pelo evento. O protagonista era um padre que abandona a batina para se casar, é preso, tem um filho sem saber (que recebe o mesmo nome militante que ele usava: Camilo), vai para a capital Manila, casa-se novamente, sua esposa está grávida, seu cunhado é assassinado, etc., etc..

O diretor era assumidamente homossexual, li numa enciclopédia. Opositor severo do presidente militar Ferdinando Marcos, que governou o país entre dezembro de 1965 e fevereiro de 1986, Lino Brocka morreu num acidente de carro em 21 de maio de 1991, aos 52 anos de idade. E a História continua: quem sabe amanhã eu não sonhe com ele?

Wesley PC>

Nenhum comentário: