domingo, 26 de outubro de 2014

UFA, O SEGUNDO TURNO ACABOU! (MAS FALTA MAIS, MUITO MAIS...)


"Apesar do propagandismo óbvio, o filme de [Thorold] Dickinson é uma obra-prima em menor escala, uma análise intrigante da motivação e do heroísmo em meio à batalha ideológica mortal". 

À página 309 da edição que possuo do guia "1001 Filmes para Ver Antes de Morrer", lê-se o trecho acima, referindo-se à produção israelense "A Colina 24 Não Responde" (1955), que vi na tarde de hoje, em homenagem ao clima belicoso que se instalou neste segundo turno das eleições para Presidente do Brasil. Oficialmente, nunca ouvira nada sobre o britânico Thorold Dickinson, e há de se reclamar que o filme envelheceu mal, que há inúmeros problemas de feitura e, principalmente, de conjunção ideológica, mas o modo como a trama costura os 'flashbacks' é muito interessante: um oficial que se apaixona pela mulher que espiona; um judeu que demonstra-se descrente depois que é ferido, mas recupera a fé após conversar com o rabino que suplica para que, "não importa o que aconteça, não se deve desistir"; e um israelense que captura um ex-nazista que luta contra a causa que ele defense...

O ritmo do filme é um tanto moroso (apesar da rápida montagem), mas, do meio para o final, melhora significativamente. A discussão acerca das manipulações e funções eminentemente religiosas no segundo episódio e as alucinações hitleristas no terceiro são impressionantes, bem como o genial estratagema de iniciar a narrativa apresentando imagens dos principais personagens no instante em que morreram. Não compactuei efetivamente com o discurso de posse territorial israelense no desfecho, mas o crédito final que indica um "começo" ao invés do tradicional "fim" é brilhante. Não é um filme fácil, mas tem méritos laudatórios.

Do lado de fora da tela, Dilma Rousseff venceu as eleições presidenciais por uma diferença percentual ínfima. Meus amigos estão contentes. Minha mãe finge indiferença, mas ela torcia por isso também. Política é algo diuturno!

Wesley PC>

Nenhum comentário: