quarta-feira, 6 de agosto de 2014

POR QUE TERIA EU SAUDADES DE FESTA?!

Aproveitando uma deixa (in)oportuna vinculada a uma decepção emocional, finalmente encontrei coragem para ver "Vase de Noces" (1974, de Thierry Zéno), filme que sempre me assombrou por causa de sua premissa sadomasoquista impregnada de zooerastia. Na trama,um fazendeiro solitário apaixona-se por uma porca, penetra-a, cuida dos três filhotes mutantes que ela gesta, mas, não conseguindo controlar o ímpeto alimentício peralta dos leitõezinhos, ele os enforca. A mãe sente tristeza. O fazendeiro ficará ainda mais solitário que antes!

A segunda metade do filme é ainda mais perturbadora que a primeira: o fazendeiro - que antes assassinava pombos e galinhas para reter o seu sangue - agora ferve a própria merda, ingere a mistura, e depois vomita, já preparando-se para ferver os dejetos novamente. Fiquei horrorizado, mas, apesar de ter desapreciado um pouco a forçação de barra chocante da segunda metade do filme, apreciei o conjunto, estava precisando daquilo. Estava... Verbo conjugado no pretérito?

Wesley PC>

domingo, 3 de agosto de 2014

“SÓ OS MORTAIS SÃO CAPAZES DE AMAR”!

Na madrugada de hoje, sonhei que presenteava alguém com um disco de Caetano Veloso: “Abraçaço” (2012), em vinil. Ato contínuo, ao despertar, enquanto escolhi o que ver depois que comesse meu inhame matinal, deparei-me com “O Demiurgo” (1972), dirigido por Jorge Mautner e protagonizado juntamente por Caetano Veloso, que interpreta o papel-título. O diretor, por sua vez, vive Satã, “um simples funcionário público das altas hierarquias celestiais”, que se dedica è renitente tarefa de fazer entristecer o perseguido demiurgo. Sócrates, seu antigo mentor, é mostrado bêbado, vagando pelas ruas, lendo as mãos dos transeuntes, insano. O deus Pã (vivido por Gilberto Gil) quer se matar. Ingere cicuta numa lata de Coca-Cola. Sua morte será o triunfo de Satã. Mas o amor vinga, principalmente quando “Coração Vagabundo” tem sua execução garantida na banda sonora. Não é um filme ruim, portanto!

Ao despertar, soube que, na noite de ontem, meu irmão mais novo, completamente embriagado, repetiu que quer comprar um revólver e ameaçou matar uns garotos que brincavam na rua, perto de sua motocicleta. Minha mãe e minha cunhada estavam preocupadas. Eu estava alheio, amando alguém. Um amor reiterado via SMS, mas não lido, pois o aparelho estava nas mãos de um sobrinho de 9 anos de idade. Sou mortal

Wesley PC>